Fundo de Cultura

26/11/2019 13:10

Vila Velha recebe monólogo sobre o poder da mulher negra na maturidade

Foto: Diney Araújo

A atriz Edvana Carvalho (Bando de Teatro Olodum, “Malhação”, “Irmãos Freitas”) estreia “Aos 50 – Quem me aguenta?”, no Teatro Vila Velha (Cabaré dos Novos), dia 06 de dezembro, às 20 horas. Em seu primeiro trabalho solo, a intérprete baiana fala com humor sobre relacionamento, sexo, maternidade e maturidade da mulher negra, dentre outros assuntos. Com direção de Marcelo Praddo (“Simplesmente Elas” / “O Corrupto”), o espetáculo traz o formato inspirado no Ted Talk, no qual temas curtos são apresentados de forma descontraída, sobre as diversas situações vividas por Edvana, que assina o roteiro na montagem.

“Essa peça vem para comemorar os meus 35 anos de teatro e a minha entrada na meia-idade. Estou vivendo outra fase na minha vida, que também é de total empoderamento. Já me tornei avó, gosto de dizer que me tornei vovógata!”, explica Edvana Carvalho. Ela completa indicando que “pela primeira vez vou ao palco sozinha, um desafio que eu mesma me impus como pessoa e como artista, para falar sobre a mulher que eu vi crescer em mim nesses 51 anos de idade” arrebata a atriz.

Na direção, um dos mais atuantes profissionais das artes cênicas baianas, Marcelo Praddo, que é Bacharel em Interpretação Teatral pela UFBA e possui uma longa carreira dedicada ao teatro. Em mais de 30 anos de carreira, trabalhou com os mais significativos diretores teatrais de Salvador. Ele assinou a encenação do espetáculo infantil “O Circo de Só Ler”, musical vencedor do Prêmio Braskem na categoria Melhor Espetáculo Infantojuvenil de 2014.

A produção da peça “Aos 50 – Quem me aguenta?” é da Coletiva Comunicação, que desde 1997 realiza vários eventos culturais em Salvador. O Teatro Vila Velha é uma instituição apoiada financeiramente pelo Fundo de Cultura da Bahia das Secretarias de Cultura e Fazenda.

Sobre a atriz – Natural de Salvador, Edvana iniciou sua carreira ainda na escola, passando pelo Grupo de Teatro do SESC/SENAC, chegando à primeira formação do Bando de Teatro Olodum. Integrou o elenco de algumas produções da Globo, como as novelas "Malhação" e “Pega Pega” de Cláudia Souto. No cinema destaque para as participações em “Ó Pai,Ó” e “Os Homens São de Marte... E É para Lá que Eu Vou”. Atualmente, está no ar, no canal TNT, com a personagem "Dona Zuleica", mãe do pugilista Acelino Popó Freitas, na série “Irmãos Freitas”, de Sérgio Machado, Walter Salles e Aly Muritiba. Edvana é licenciada em Teatro pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) e pós-graduada em Psicopedagogia. Em paralelo as artes cênicas, ministra aulas/palestras em escolas públicas pelo Brasil e filma a película “As Verdades”, do cineasta José Eduardo Belmonte.

“Aos 50 – Quem me aguenta?” – com Edvana Carvalho
Data - De 06/12 a 22/12 sexta e sábado, às 20h; domingo, às 19h
Local - Teatro Vila Velha (Cabaré dos Novos)
Valor - R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
Venda de ingressos: Ingresso rápido e bilheteria do teatro
Classificação: 18 anos

Meia-entrada
Pessoa com deficiência e um acompanhante, jovens de 15  a 29 anos, cuja renda familiar mensal seja de até dois salários mínimos, desde que inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal,  pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e para estudantes que devem apresentar documento oficial com foto.