Fazcultura

27/11/2019 10:40

Festival Cultural e Gastronômico Tempero no Forte chega à sua 14ª edição com muitas novidades e atrações

a

Com o tema ‘Caju, Castanha e Maturi’, o 14º Festival Cultural e Gastronômico Tempero no Forte mais uma vez atrairá os amantes da boa gastronomia para o Litoral Norte, entre os dias 28 de novembro e 8 de dezembro. O evento será aberto com o tradicional Cortejo de Baianas e a Charanga de Mata de São João, que saem do pórtico em direção ao centro da vila, cantando, dançando e convidando moradores e visitantes a seguirem o alegre grupo.

O Tempero no Forte é uma realização do Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Cultura, com patrocínio da Cielo, pela Lei Federal de Incentivo, com patrocínio do Hiperideal, Praia Bela e do Governo do Estado da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. Conta com o apoio da Prefeitura de Mata de São João, Senac, Sebrae, Turisforte e CLN Invepar. Faz parte do Calendário Oficial do Ministério do Turismo. Os detalhes da programação do evento podem ser conferidos no site www.temperonoforte.com.br ou Instagram @temperonoforte.

Este ano o evento conta com a participação de 28 estabelecimentos, entre restaurantes, pousadas e hotéis da Praia do Forte e entorno. As estrelas são os 28 chefs residentes, seis profissionais de Salvador e mais cinco de outros estados, que apresentarão suas criações utilizando a saborosa fruta brasileira. Mas, muito além da gastronomia, o Festival também abraça a música instrumental e regional, a arte, o artesanato e as tradições populares locais, oferecendo atrações gratuitas como a Cozinha Show, Música Instrumental com Tempero, Mercado do Forte, Cultura com Tempero e Festival Comunidade, além de eventos paralelos que acontecem nos restaurantes e pousadas participantes.

Novidades

A 14ª edição do Tempero no Forte se renova e traz boas novidades, como a inclusão do projeto Gastronômade, que acontece em 60 cidades do Brasil e realiza, nesta etapa na Bahia, um super almoço no belíssimo cenário do Castelo Garcia D’Ávila, no sábado, dia 30 de novembro, às 13h. Orquestrado pela chef Nalva Oliveira, titular do Taverna Paradiso, um dos melhores restaurantes da Praia do Forte, o banquete terá sete etapas com harmonização. Outro evento especial do Festival, é o ‘Almoço do Mar’, que tradicionalmente é realizado no Porto da Lua Boutique Hotel, que fica à beira-mar. O almoço também será realizado no sábado, 30, tendo como chef convidado o paranaense Clayton Aguiar, de Foz do Iguaçu, que fará também uma aula-show, dando dicas especiais sobre o prato que criou pro Tempero.

Outra boa novidade desta edição do evento é a Livraria Gastronômica que será instalada no Hotel Via dos Corais, nos dias 29 e 30 de novembro, com funcionamento das 10h às 22h. Com curadoria do jornalista gastronômico, editor e atual coordenador do Observatório da Gastronomia de São Paulo, André Boccato, a livraria reúne um acervo com mais de 80 títulos, que estarão à venda com preços especiais no Festival. Além da livraria, ainda na área cultural, acontecerá o evento ‘Poesias e Drinks’, no dia 30, no Hotel Via dos Corais, às 18h, com música ao vivo e bate-papo com André Boccato sobre poesias de gastronomia e a aula-show ‘A Arte dos Drinks’, ministrada pelo maitre e barman do hotel, Adeílson Lisboa.

Música Instrumental com Tempero

Para quem gosta de experiências gastronômicas e aprecia a boa música instrumental, os shows do Música Instrumental com Tempero acontecem gratuitamente nos dias 29 e 30, sexta-feira e sábado, das 19h30 às 22h, no Projeto Tamar, reunindo repertório que passeia pelo clássico, jazz, blues, ska, soul e muito mais. As atrações desta edição são a Orquestra Santo Antônio, que circula pela Vila com a Seresta Instrumental e o grupo Skanibais, na sexta-feira, 29. Também fazem apresentações, a Banda Bago de Jazz e a atração nacional Orleans Street Jazz Band, que desfilará pela Vila e se apresentará no Palco do Tamar no sábado, 30.

Cozinha Show


Sucesso de público a cada edição, a Cozinha Show do Festival Cultural e Gastronômico Tempero no Forte é uma das atrações mais aguardadas do destino turístico de Praia do Forte, reunindo chefs convidados de outras cidades e de Salvador. Palco de aulas-show gratuitas, com direito a degustações, a Cozinha Show acontece de 28 a 30 de novembro. Este ano quem comandará as aulas é o time formado pelos chefs Tereza Paim, o neo-zelandês Shaun Dowling, Nalva Oliveira, Sérgio Paiva, Freddy Miranda e George Marques, do Tivoli Ecoresort, Caio Duque e a veterana Morena Leite, que esteve presente em todas as edições do evento.

Cultura com Tempero

Outro local para curtir atrações diversificadas é no Coreto da Vila. Por lá, no dia 29, às 17h, haverá um aulão de capoeira com os grupos locais Capoeira Forte e Capoeira Esporão, na Praça da Alegria. Logo após, às 18h30, quem comanda o espetáculo é o grupo BeterTogether. No sábado, 30, vai haver apresentação de fanfarra com a banda Marcial Nova Geração, com mais de 80 componentes, saindo do pórtico do Festival, às 17h30. Mais tarde, às 18h30, quem solta a voz é a cantora Marcia Short, cantando os sucessos da sua carreira.

Mercado do Forte


Gastronomia, música, arte, cultura, moda, artesanato e design são o mote do Mercado do Forte, ‘feira’ de economia criativa, da qual participam artesãos selecionados com a curadoria da estilista Monica Anjos. O espaço – localizado na Praça da Alegria, na vila de Praia do Forte –, reunirá 18 expositores de 28 a 30 de novembro, das 16h às 22h. Dentre os expositores estão a própria Mônica Anjos, com sua eclética moda autoral; de Pernambuco, vem Patrícia Moura, com biojóias e Eliane Mello, apresentando modelos de kaftans de seda; Varanda Baiana, com bolsas feitas à mão; CP, com produtos de decoração; Ana Maria Pinto, e suas peças de arte em madeira; Gato Criativo Atelier; Bombom Kids, com moda infantil; as luminárias em fibras de Daiane Leal; Artesãs da Região, com o primoroso trabalho de arte em palha; as geleias e molhos saborosos de Dona Domitila; Quitanda do Baianinho, com linhas de cachaças artesanais, cafés, pimentas e azeites; Frutomix, com produtos naturais em molhos, geleias e licores; e Lubia Fontes, comercializando produtos derivados do coco e do mel.

Festival Comunidade

É a parte do Tempero no Forte realizada em parceria com o Sebrae e o Senac, voltada para capacitação dos profissionais de Alimentos & Bebidas da Praia do Forte e Litoral Norte. Na quinta-feira, 28, das 9h às 12h, no espaço da Cozinha Show o consultor Sérgio Paiva, do Senac, ministrará o Workshop “Técnicas de congelamento”, gratuito, direcionado para cozinheiros e ajudantes de cozinha. Na sexta, 29, no mesmo local e horário, haverá a Oficina Empresarialvoltada para empresários da região, com o tema ‘Melhoria de processos e redução do desperdício na cozinha’. A facilitadora é a consultora Talita Giimarães. Já na terça-feira, 3 de dezembro, o Café com Turismo, será realizado no Hotel Via dos Corais, das 9h às 12h, tendo como palestrante convidado o gaúcho EnioValli, que abordará o tema ‘Experiência gastronômica como diferencial turístico’.Estas duas últimas capacitações têm a correalização do Sebrae, Invest Turismo, Embratur e Ministério do Turismo.

FAZCULTURA – Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.

Serviço

14º Festival Cultural e Gastronômico Tempero no Forte

Quando: Circuito de Restaurantes, de 28 de novembro a 8 de dezembro
Atrações culturais e gastronômicas, de 28 a 30 de novembro, e 7 de dezembro
Onde: Litoral Norte e Praia do Forte (Circuito dos Restaurantes), e Vila de Praia do Forte (atrações culturais e gastronômicas)
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.