Espaços Culturais

05/12/2019 12:30

Casa de Cultura de Mutuípe realiza sarau no Dia do Samba e recebe novos equipamentos

Foto: Ascom/ SUDECULT

Apresentações de teatro e música marcaram o Sarau realizado pela Casa de Cultura de Mutuípe em homenagem ao Dia do Samba na última segunda-feira, dia 02 de dezembro. Na ocasião, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) efetivou a entrega de novos equipamentos para modernização técnica do espaço cultural.

O evento reuniu artistas, gestores, parlamentares e frequentadores da Casa de Cultura. Estiveram presentes o diretor de Espaços Culturais da SecultBA Wdileston Souza, a deputada estadual Maria Del Carmem, o ex-prefeito de Mutuípe Luís Carlos Cardoso, e o vereador Gilvan.

“Os nossos espaços culturais são um desafio para a gestão pública e a Casa de Cultura de Mutuípe é um exemplo para todos nós pela preservação tanto do espaço quanto do seu acervo histórico que é valioso. Temos certeza que os novos equipamentos vêm para somar e contribuir ainda mais”, destacou Wdileston Souza, diretor responsável por uma equipe com mais de 300 pessoas em 17 espaços culturais na Bahia.

A coordenadora da Casa de Cultura de Mutuípe Sileide Andrade enfatizou também a importância do empenho de toda a equipe do espaço para manutenção das atividades da Casa, e da participação dos artistas locais na dinamização e ocupação do espaço.

Apresentações – O Sarau começou com a apresentação do saxofonista Delmar Teixeira no jardim da Casa de Cultura, com seu repertório de clássicos da música internacional e brasileira. Em seguida, no auditório, foi a vez do recém-criado grupo de teatro Poder, Potência e Ruptura apresentar performance sobre a opressão vivida pelas mulheres, em especial, as mulheres negras. Formado por sete jovens do Colégio Estadual Professor José Aloísio, o grupo surgiu a partir da provocação da professora de Filosofia, Rosana Andrade.

“A professora fez um trabalho sobre o lugar de fala das mulheres negras a partir do livro da Djamila Ribeiro, daí nós criamos a peça e formamos o grupo, que já fez cinco apresentações, inclusive, uma em Santo Amaro”, contou Mariana Ferreira, integrante do grupo.

Houve ainda apresentação do cantor Didhi Pereira com repertório de samba e da Cia de Teatro Mutum Encantado, formados por crianças, jovens e adultos. A noite foi encerrada com os shows do grupo Som de Neon e Samba de Buteco.

Espaços Culturais da SecultBA
- A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador - Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados - e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista.