Espaços Culturais

06/12/2019 12:16

Último Sarau de Itapuã do ano recebe grupo Egbé com espetáculo sobre a criação da Terra

Foto: Divulgação

O último Sarau de Itapuã de 2019 leva música e teatro à Casa da Música. O grupo Egbé de Artes Contos Nagôs apresentará o espetáculo teatral A Organização Do Àiyé, que conta a história da criação e organização do Àiyé (Terra) a partir do universo da mitologia afro-brasileira de matriz nagô. Já a música ficará por conta das participações dos estudantes da Oficina de Canto do professor Zizimo Fonseca e do músico Alexandre Menestrel. O Sarau de Itapuã acontece na próxima segunda-feira, dia 09 de dezembro, a partir das 18h, e a entrada é gratuita.

O espetáculo do grupo Egbé conta a história do mito de origem nagô sobre a criação e organização do Àiyé (Terra), retratando as questões e os desafios enfrentados pelos orixás ao receber de Olorún a tarefa de organizar o mundo e tudo que nele existe, além de abordar as relações de poder entre masculino e feminino que emergem no decorrer da realização dessa tarefa.

O Grupo Egbé
- Surgiu a partir da Oficina Teatral Contos Nagôs da Bahia, um projeto de formação, dinamização e ocupação criativa do Centro de Formação em Artes, criado a partir da pesquisa de mestrado do professor Filêmon Cafezeiro no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA. Através de aulas regulares de teatro promove o contato dos participantes com o universo mítico nagôiorubá, buscando fortalecer os laços de pertencimento, memória e identidade do povo afro-brasileiro, através da mitologia.

Alexandre Menestrel - Músico de grande amplitude artística, ele passeia pelo teatro, poesia e arte visual, expressões que ganham sentido estético e político, ligados ao seu som que pra ele é a tradução do seu povo. O samba é seu ponto de partida para a compreensão do mundo, bem como, as cores da sua ancestralidade afrocabocla brasileira.

Espaços Culturais da SecultBA - A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador - Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados - e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista.

Sarau de Itapuã

Quando: 09 de dezembro (segunda-feira), às 18h