Espaços Culturais

10/12/2019 15:40

Itapuã Canta Gonzagão na Casa da Música

F

Para comemorar o aniversário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, a Casa da Música reunirá uma turma de forrozeiros no Luau Itapuã Canta Gonzagão. Entre os nomes confirmados estão Zelito Miranda, Capitão Corisco, Chico Leite, Chico Maia, André Barará, Marcos Pedreira, Marcelo Nunes, Tico Franco e Oficina de Sons. O evento acontece nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro, a partir das 18h, na Lagoa do Abaeté e o acesso é gratuito.

A Casa da Música montará uma estrutura próxima à lagoa e o público poderá dançar forró sobre a areia branca do Abaeté. O repertório de Gonzagão, formado por baião, xote, forró e outros ritmos nordestinos, será o carro-chefe da noite que contará ainda com outros símbolos da cultura nordestina, como fogueira e comidas típicas.

Gonzagão completaria 107 anos no dia 13 de dezembro e continua sendo lembrado pelo seu legado de composições que deram voz ao povo nordestino. Considerado uma das figuras mais completas e criativas da música popular brasileira, ele levou a cultura e música nordestinas a todo o Brasil, denunciando a pobreza e as injustiças do sertão. Gonzagão ganhou notoriedade com canções antológicas como Asa Branca, considerada o Hino Nordestino, Juazeiro, Forró de Mané Vito, Baião de Dois, dentre outras.

Espaços Culturais da SecultBA
- A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador - Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados - e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista.


SERVIÇO: LUAU VIVA ABAETÉ – ITAPUÃ CANTA GONZAGÃO

Dia e Horário: 13 de dezembro (sexta-feira) - 18h
Quanto: Gratuito
Local: Parque Lagoa do Abaeté
Classificação: Livre
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.