Espaços Culturais

18/12/2019 10:30

Orquestra Conquista Sinfônica homenageia Elomar no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima

Foto: Divulgação

A Orquestra Conquista Sinfônica dedica seu concerto de encerramento da temporada 2019, intitulado “Sertão Transfigurado”, à obra de Elomar Figueira Mello, que há muito tempo está mergulhado no universo das composições com a formação sinfônica. A orquestra receberá o próprio autor como convidado especial para se apresentar no mesmo palco, reunindo no repertório parte de sua produção de música de câmara, arranjos de canções e árias de suas óperas, dentre elas, a última ária da ópera “O Retirante”. O concerto acontece nos dias 20 e 21 de dezembro (sexta e sábado), às 21h, na Sala de Espetáculos do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, com ingressos a R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia).

A importância dessa junção entre Elomar e a Orquestra Conquista Sinfônica reside no fato de que Elomar tem muitas obras inéditas, óperas, antífonas, concertos que nunca foram executados, mesmo ele tendo projetado um teatro para montagem de óperas no meio da caatinga, em sua fazenda Casa dos Carneiros. Esse primeiro passo posiciona a Orquestra Conquista Sinfônica, que é uma orquestra de câmera em desenvolvimento composta de voluntários, para ser orquestra residente e trazer ao mundo a mente musical criativa e sensível de Elomar Figueira Mello.

O nome do concerto “Sertão Transfigurado” foi dado pelo próprio Elomar, uma metáfora simbolizando um sertão poético, sublimado, sagrado, um sertão posicionado no mundo do realismo fantástico, no âmago do surreal, como forma de louvar e referenciar um sertão que não mais existe, pois corrompido em suas raízes e valores.

A Orquestra Conquista Sinfônica – OCS foi criada em 2013 e é,atualmente, gerenciada e representada pelos ARCOS, Associação das Culturas Orquestrais e Sinfônicas. Com a sigla ARCOS-OCS, o corpo orquestral é formado por voluntários, já tendo desenvolvido atividades de ensino para crianças ligadas à Rede Municipal de Atenção, da Secretaria de Assistência Social do Município. Nos dois últimos anos a OCS-Arcos tem proporcionado à cidade uma agenda periódica de concertos para um público cada vez mais crescente e diversificado.

Espaços Culturais da SecultBA - A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador - Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados - e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista.

Serviço:
Dia e Horário: 20 e 21 de dezembro (sexta e sábado) - 21h
Local: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima
Quanto: R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia)
Classificação: Livre