Cultura

10/08/2020 11:00

Renata Versiani é convidada do “Bate-papo dos Pés à Cabeça” do BTCA

CARD_BTCA_Dos_Pea_a_Cabeca_6_edicao


A bailarina e performer Renata Versiani é a convidada da 6ª edição do “Bate-papo dos Pés à Cabeça” do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), que fica sob comando e mediação do bailarino Douglas Amaral, no dia 13 de agosto (quinta-feira), às 19h. Neste projeto, integrantes da companhia oficial de dança da Bahia, corpo artístico estável mantido pelo Teatro Castro Alves (TCA), Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), conversam ao vivo com convidados especiais no perfil do BTCA no Instagram (@btca.oficial).

 

Na proposição deste formato, em que artistas do BTCA engajam reflexões descontraídas pela internet, com agentes de diversas áreas escolhidos por eles próprios, a companhia elabora uma atividade de formação que, ao mesmo tempo, visa à promoção da dança e dos artistas da dança. São discutidos aspectos técnicos da linguagem, bem como pensamentos e conceitos que compõem a estética ou a prática do profissional convidado.

 

Artista com 30 anos de experiência profissional na dança, Renata Versiani, bailarina e performer, é também diretora de movimento, professora universitária especializada e pesquisadora da Movimentação Singular, sua pesquisa científica. É diretora da produtora Referencia em Artes, que tem como sócia Fernanda Cavalcanti, desde 2016, onde realizam projetos junto com Game XP, COB, Globo e de intervenção urbana, videodança, direção de movimento para cinema, teatro e comerciais. Ministra aulas de capacitação em ballet clássico para profissionais e aspirantes, em espaços do Rio de Janeiro e de São Paulo. Estreou como atriz no infantil “Creme do céu”, de Flavia Tápias” em 2018, e seguiu em turnês e temporadas por todo ano de 2019. Intérprete-criadora do solo “O azul do céu me indetermina”, com coreografia de Flavia Tápias, que rendeu indicação da intérprete ao prêmio Cesgranrio 2018. Performer e criadora do solo “Olhar de um corpo” para o SP ARTE 2018. Atuou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro como primeira bailarina por sete anos. Trabalhou como intérprete-criadora nas companhias Deborah Colker, staccato/Paulo Caldas, Atelier de Coreografia de João Saldanha, bem como com projetos independentes de Paula Maracaja e Grupo Tápias. Foi coreógrafa-assistente da Abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. Foi assistente de direção do Festival Internacional Dança em Trânsito 2016 e do projeto Porto de Memórias de Regina Miranda em 2014/2015.

 

Balé Teatro Castro Alves (BTCA) apresenta:

Bate-Papo dos Pés à Cabeça – 6ª edição

Bailarino mediador do BTCA: Douglas Amaral

Convidado: Renata Versiani

Quando: 13 de agosto (quinta-feira), 19h

Exibição através do Instagram do BTCA: www.instagram.com/btca.oficial

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.