Cultura

11/08/2020 10:20

Cineclube Osba realiza debate do clássico Western "Três homens em conflito" no dia 12 de Agosto

CARD_Cineclube_Agosto_2020


Se adaptando à programação de isolamento social proposta pela Orquestra Sinfônica da Bahia desde março, o Cineclube OSBA ganhou versão virtual e neste mês o filme escolhido é o clássico dos filmes de faroeste “Três Homens em Conflito” (1966), de Sergio Leone.  A modalidade virtual do cineclube funciona da seguinte forma: as redes sociais da OSBA divulgam a indicação do filme do mês, o público assiste individualmente e em seguida acontece um debate virtual com músicos da orquestra e pesquisadores de cinema.

A Live Conferência acontece no dia 12 de agosto, às 19h,  e terá como debatedores Paulo Zorzetto (timpanista-solista e chefe do naipe de percussão da OSBA), Guilherme Maia (professor e pesquisador do LAF/UFBA) e Rodrigo Carreiro (professor e pesquisador da UFPE). O  link para conferência, realizado na plataforma Zoom, será divulgado no dia do debate nas redes sociais da OSBA: Instagram (@orquestrasinfonicadabahia), Facebook (facebook.com/OSBA.TCA) e Twitter (@osba_tca).  O limite da plataforma Zoom é de até 100 participantes.


Indicação de filme

Para assistirem ao filme, o Cineclube OSBA recomenda a consulta ao site Just Watch para que os interessados em assistir ao filme encontrem a melhor plataforma para acessar o conteúdo e assistam antes da Live Debate que será realizada no dia 12. “Três homens em conflito”, do italiano Sergio Leone, é um dos filmes mais celebrados do western-spaghetti (subgênero dos filmes de faroeste de produção italiana), mesmo após mais de 50 anos de seu lançamento.

O filme se passa no período da Guerra Civil nos Estados Unidos e narra a  busca de três homens por um tesouro enterrado em um cemitério em que dois deles sabem apenas informações parciais sobre sua localização e um não sabe nada. Há uma disputa na empreitada e não há limites de trapaças nas tentativas de ultrapassar o outro nessa busca  pelo tesouro. Trata-se de uma obra bastante elogiada pela edição e pela trilha sonora, criada pelo maestro e compositor italiano Ennio Morricone,  que nos deixou no último mês.  A música do filme entrou para o hall da fama do Grammy Awards e há uma bibliografia significativa sobre ela, estando entre as mais rapidamente reconhecíveis da história do cinema.

Sobe o Cineclube

O Cineclube OSBA é um projeto de extensão da Sinfônica da Bahia em parceria com o Laboratório de Análise Fílmica (LAF) da Faculdade de Comunicação da UFBA e existe desde abril de 2019. Tem como objetivo estreitar as relações entre a música sinfônica e a sétima arte, sendo os debates sempre formados por um músico da OSBA e um pesquisador de cinema do LAF ou indicado pelo laboratório.

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro  Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada com Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).

Cineclube Osba – Virtual

Indicação de filme:

“Três homens em conflito”
(1968), de Sergio Leone

Saiba onde assistir no site Just Watch:
www.justwatch.com/br

Live-Debate:

Paulo Zorzetto
(timpanista-solista e chefe do naipe de percussão da OSBA), Guilherme Maia (professor e pesquisador do LAF/UFBA)
e Rodrigo Carreiro ( professor e pesquisador da UFPE).

Data e horário:

12 de agosto de 2020, às 19h

Local: plataforma de conferência
Zoom (limite de 100 pessoas)

-Link será divulgado no dia do evento nas redes sociais da OSBA:

Instagram da OSBA (orquestrasinfonicadabahia),
Facebook (facebook.com/OSBA.TCA),
Twitter (@osba_tca)
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.