Cultura

12/08/2020 10:00

Filme sobre o tincoã Mateus Aleluia será lançado no dia 22 de agosto na TVE

Filme_Sobre_o_Tincoa_Mateus_Aleluia_na_TVE
Foto: Divulgação

Durante seis anos a cineasta Tenille Bezerra acompanhou o cantor Mateus Aleluia em uma jornada que atravessa o documentário “Aleluia, o canto infinito do Tincoã. Pensador inquieto, espírito revolucionário, filósofo e poeta, Mateus Aleluia é um artista que como poucos consegue olhar dentro dos olhos do século. Suas canções são reflexo de uma profunda ligação com a arte de viver. “O sonhador, o homem d'arte, é um anunciador daquilo que há de vir”, ele revela em uma das cenas do documentário que atravessa o início da sua carreira no grupo vocal "Os Tincoãs", e desagua na expressão artística atual de Mateus. A estreia acontecerá no dia 22 de agosto, às 20h, na TVE Bahia.

O filme transita entre Luanda e Cachoeira sem fazer distinção dos lugares em um gesto marcante de compor uma geografia íntima, onde o tempo passeia e a todo momento se bifurca. "Estamos falando de 1966, mas basta fechar os olhos que estamos vivendo isso agora". "Aleluia, o canto infinito do Tincoã" dialoga com o ponto de vista do personagem, suas memórias,  criando um imaginário da sua visão de mundo, cuja expressão poética encontra abrigo no trabalho musical, e indo além, revelando um agudo pensador do Brasil nos dias atuais. 

TenilleBezerra_Foto_AlexOliveira.jpg
Tenille Bezerra (Foto: Alex Oliveira)

O filme foi viabilizado por meio do Edital Setorial do Audiovisual 2016, com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia. O filme conta com recursos federais da Ancine através do Fundo Setorial do Audiovisual. O documentário Aleluia, o canto infinito do Tincoã, marca a estréia de Tenille Bezerra na direção de longa-metragem.


Serviço:
Estreia - Aleluia, o canto infinito do Tincoã
Quando: 22 de agosto, às 20h
Onde: TVE Bahia
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.