Cultura

13/08/2020 10:30

Em agosto, cameratas da Osba fazem video musical com cantigas de roda

As Cameratas da OSBA, projeto de extensão da Orquestra Sinfônica da Bahia formado pelos grupos Opus Lumen, Quadro Solar, Quarteto Novo e Bahia Cordas, seguem com sua programação especial de quarentena no mês de agosto, produzindo conteúdo a ser exibido nos perfis de Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia), Teatro Castro Alves (@teatrocastroalvesoficial)  e de instituições e centros culturais de Salvador.

No dia 17, tem-se a primeira exibição do vídeo-relato “Cartografia Afetiva”, que neste mês recorda apresentação da Quarteto Novo no Colégio Estadual Manoel Devoto.  Já no dia 19 acontece a primeira exibição do vídeo musical “Café com as Cameratas #Drops” , com a Bahia Cordas interpretando “Colcha de Retalhos”, uma coletânea de cantigas de roda como “Cai cai balão”, “Fui ao Tororó” e “Ciranda, cirandinha”.

Além dos perfis de Instagram da OSBA e do TCA, os vídeos serão exibidos também no site do Colégio Manoel Devoto, destinado ao público interno de professores, funcionários e alunos e para todo o público nos perfis de Instagram do Museu da Misericórdia (@museudamisericordia) e Associação Atlética da Bahia (@aatleticadabahia).

MÚSICA E CIDADANIA -  As Cameratas da OSBA realizam anualmente cerca de 200 apresentações gratuitas em escolas, hospitais, projetos sociais e centros culturais de Salvador e região metropolitana. O público atendido pelo projeto é amplo e grande parte dele se encontra por vezes em situações de vulnerabilidade social e econômica. Estas apresentações musicais acabam por se tornar um instrumento potente no acesso à cultura e promoção da cidadania.

Nesse sentido, os vídeos do “Cartografia Afetiva” atuam como registro e memória dessas ações sociais através da música.  Neste mês, os músicos do Quarteto Novo e uma das professoras do Colégio Manoel Devoto relembram apresentação realizada nesta escola pública  e ressaltam que a música e a educação musical podem estimular a aprendizagem dos alunos, despertando múltiplas inteligências, habilidades e competências.

Todos estes conteúdos do período de quarentena estão sendo desenvolvidos remotamente, sem necessidade de encontros e deslocamentos, tendo em vista que o corpo de músicos e o corpo administrativo da OSBA estão seguindo o isolamento social indicado pelas autoridades.

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada com Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).



CAMERATAS DA OSBA - NA QUARENTENA

Cartografia Afetiva

Grupo: Quarteto Novo

Parceiro: Colégio Manoel Devoto


Exibições:

17/08 –
Segunda-feira: Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia)

18/08 – Terça-feira: Instagram do TCA ( @teatrocastroalvesoficial )

19/08 – Quarta-feira:  Instagram do Museu da Misericórdia

(@museudamisericordia )



                                        Site do Colégio Manoel Devoto ( acesso exclusivo para público interno do colégio)



Café com as Cameratas #Drops

Grupo:
Bahia Cordas

Música:
Colcha de Retalhos ( coletânea de cantigas de roda)



Exibições:


19/08 –
Quarta-feira:  Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia)

20/08 – Quinta-feira: Instagram do TCA ( @teatrocastroalvesoficial )

 21/08 – Sexta-feira:  Instagram do Museu da Misericórdia (@museudamisericordia ) e Site do Colégio Manoel Devoto ( acesso exclusivo para público interno do colégio)

22/08 – Sábado : Instagram da Associação Atlética da Bahia ( @aatleticadabahia)
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.