LAB

13/01/2021 15:20

#LeiAldirBlanc - Associação Cultural Tupã abre inscrições para Oficinas Artísticas em Lauro de Freitas

s

Com 20 anos de atuação voltada a atividades culturais, a Associação Cultural Tupã (ACTU),  no município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, está com inscrições abertas para as Oficinas Artísticas 2021.

A Associação dará continuidade, com o Prêmio Cultura Viva Bahia, ao trabalho de formação realizado junto ao público, promovendo oficinas artísticas e apresentações de espetáculos virtuais e presenciais, com número limitado de pessoas, seguindo os protocolos de segurança para o período de pandemia. Para movimentar o cenário cultural no município, serão oferecidas nos primeiros meses do ano, oficinas técnicas em Artes Cênicas (teatro, dança, circo e teatro de bonecos), capacitando crianças, adolescentes e jovens para articular e atuar no processo de criação de espetáculos.

Mais do que utilizar as praças, escolas e centros de cultura para lazer, a instituição vem se destacando por transformar as áreas em espaços para realização de oficinas, espetáculos, contação de histórias e festivais que atraem público de todas as  idades.  As ações desenvolvidas possibilitam ainda a geração de renda para os participantes com a confecção e venda de bonecos, adereços e espetáculos artísticos.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.  Os interessados podem se inscrever acessando o link.

Conteúdo básico de teatro: técnicas de grupo, exercícios corporais e vocais, jogos dramáticos, criação de texto e atuação em teatro.

Conteúdo básico de Técnicas Circense: Técnicas de grupo, exercícios corporais e vocais, técnicas de malabares, acrobacia aérea e de solo, iniciação a palhaço.

Conteúdo básico de dança: Exercícios de alongamento, aquecimento, improvisação livre e direcionada, expressão corporal, construção de partitura corporal e coreografias.

Conteúdo básico Teatro de bonecos: Apreciação de tipos de bonecos, construção de bonecos a partir de materiais reaproveitáveis, técnicas de modelagem e pintura, técnicas de manipulação e construção texto/cenas.

* Culminância com mostra cênica resultante do processo.

As atividades continuadas estão acontecendo atualmente no Teatro Eliete Teles – Itinga, Lauro de Freitas.

ACTU - A ACTU surge em 1999, com objetivo de promover o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens através da realização de projetos artísticos e culturais, iniciando assim o projeto Tupã de Teatro e Arte-Educação, com o apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). O grupo formado por jovens da comunidade de Lauro de Freitas começa a trabalhar com crianças de escolas públicas oferecendo oficinas de Teatro, teatro de bonecos, artes circenses, música e contação de histórias, incentivando a leitura dentro das ações artísticas. Atualmente, a ACTU tem três grupos permanentes (Artes Cênicas) e outros beneficiados nas atividades periódicas.

Programa Aldir Blanc Bahia – Criado para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, o Programa Aldir Blanc Bahia (PABB) visa cumprir os incisos I e III da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020) e suas regulamentações federal e estadual. As ações são, a transferência da renda emergencial para os trabalhadores e trabalhadoras da cultura, e a realização de chamadas públicas e concessão de prêmios. O PABB tem execução pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, geridas por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias; e as suas unidades vinculadas: Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural.