LAB

07/04/2021 19:00

#LeiAldirBlanc - Delícias da Tia Du ensina receitas feitas com umbu, fruta típica do semiárido

a


O projeto Delícias da Tia Du, que apresentará em cinco videoaulas receitas de doces, exibirá o primeiro episódio da série nesta sexta-feira (09), às 10h, no YouTube e no IGTV da Casa Candeeiro do Oeste.  O projeto foi criado por Domingas Gonçalves e integra as ações do ponto de Cultura Casa Candeeiro do Oeste, no âmbito do prêmio Cultura Viva.  

O umbu, fruta típica do semiárido, faz parte da alimentação de muitas famílias de Sítio do Mato, cidade da região oeste da Bahia. Pensando em opções culinárias para a fruta que pudessem ser comercializadas, a cozinheira e membro do coletivo gestor do ponto de cultura Casa Candeeiro do Oeste, Domingas Gonçalves, criou o projeto Delícias da Tia Du, que apresenta em cinco videoaulas as receitas de brigadeiro, mousse, doce, geléia e licor feitos de umbu.

Domingas há mais de quinze anos vende os doces e salgados que produz nas escolas e na feira da cidade e, com muito talento e vocação, desenvolveu as receitas a partir da polpa da fruta colhida e beneficiada na cidade.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Programa Aldir Blanc Bahia - Criado para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, o Programa Aldir Blanc Bahia (PABB) visa cumprir os incisos I e III da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020) e suas regulamentações federal e estadual. As ações são: a transferência da renda emergencial para os trabalhadores e trabalhadoras da cultura, e a realização de chamadas públicas e concessão de prêmios. O PABB tem execução pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, geridas por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias; e as suas unidades vinculadas: Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural.   

Serviço:

O que:   Projeto Delícias da Tia Du

Quando: 09/04 (sexta-feira), às 10h

Onde: YouTube e no IGTV da Casa Candeeiro do Oeste


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.