Fundo de Cultura

23/08/2021 15:10

Edição de agosto do Sábado das Artes, na Academia de Letras da Bahia, tem como tema as Artes Plásticas

sabadodasartes

 

Artes Plásticas é o tema do Sábado das Artes deste mês e, a convite da acadêmica e anfitriã Lia Robatto, a artista plástica Edsoleda Santos conversa sobre essa forma de expressão artística e o entrelaçamento com a literatura. Com participação especial do acadêmico e artista plástico Juarez Paraíso, o evento acontece virtualmente no dia 28 de agosto, às 17h, no canal do YouTube da ALB, com transmissão simultânea na plataforma IHAC:\digital do Instituto de Humanidades, Artes & Ciências Professor Milton Santos (IHAC-UFBA).

 

Mestre em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Edsoleda Santos iniciou a carreira como artista plástica em 1965, usando técnicas como bico de pena e aquarela, seus desenhos tinham como tema a arquitetura colonial de Salvador e a história em quadrinhos. A artista pesquisou várias técnicas, como pintura em acrílico, objeto e instalação e construiu uma trajetória artística diversificada como pintora, figurinista, design gráfica e ilustradora. Edsoleda Santos encontrou nos estudos de temas da religião afro-baiana, uma fonte de inspiração para sua série de dez livros, “Lendas Africanas”, publicados pela Solisluna Editora, seu trabalho é potente e materializa a conjunção entre a natureza, a religião e a arte.

 

“As infinitas formas de representar simbolicamente o mundo inclui a literatura e as artes em suas múltiplas linguagens, tais como: dança, teatro, música, artes plásticas, cinema, audiovisual, diversas modalidades de artesanato, moda, design, culinária, etc que em suas manifestações ancestrais, acontecem de forma integrada, e na história das artes, só a partir da renascença começaram a se especializar e por isso a se separar, o que trouxe um fantástico desenvolvimento técnico e estético, mas perdeu seu sentido original do todo” pontua a idealizadora do Sábado das Artes, a coreógrafa, escritora e acadêmica Lia Robatto.

 

Nesta edição, a participação especial do acadêmico Juarez Paraíso potencializa, ainda mais, a conversa. O artista plástico é professor da Escola de Belas Artes da UFBA e membro da segunda geração modernista da Bahia, com obras exibidas nacional e internacionalmente. Em Salvador, uma de suas obras pode ser apreciada a céu aberto, no Mirante Wildberger.

 

O Sábado das Artes é um programa de aproximação e diálogo da Academia de Letras com a área das artes. O bate-papo online reúne artistas para falar sobre suas inspirações, a relação com a literatura, conceitos estéticos e éticos, processos de trabalho, seus sonhos e utopias.

 

O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.