Territórios

14/09/2021 10:10

SecultBA prorroga cadastro online do Panorama dos Sistemas Municipais de Cultura

s

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa) prorrogou por mais um mês o cadastro do Panorama dos Sistemas Municipais de Cultura 2021. Agora os dirigentes de cultura dos municípios têm até o dia 10 de outubro para responderem o formulário online com informações sobre os sistemas municipais de cultura. Para ter acesso ao formulário, clique aqui.

Entre as questões que os dirigentes municipais precisam responder estão: se o município aderiu ao Sistema Nacional de Cultura; se já possui lei municipal instituindo o sistema; se já constituiu os elementos dos sistemas de cultura, como plano, conselho e fundo de cultura; se já realizou conferência de cultura, dentre outras perguntas.

O objetivo desta ação é mapear as instâncias e instrumentos de gestão da cultura nos 417 municípios do Estado para elaborar um documento capaz de registrar os avanços da institucionalização da cultura em todo o estado, além de fortalecer os sistemas municipais e o sistema estadual de cultura.

“Estamos mobilizando toda essa rede de gestores, pois é fundamental que todos os municípios respondam o formulário para que possamos ajudar aqueles que ainda estão atrasados na constituição dos seus sistemas”, afirmou o Diretor Interino da Diretoria de Territorialização da Cultura (DTC), Geovan Bantu.

Dúvidas e mais informações sobre o questionário podem ser acessadas através do telefone (71) 3103-3424 ou pelo e-mail municipios.culturais@cultura.ba.gov.br.

Encontros Territoriais da Cultura 2021 – Além do formulário online, a Secult/BA também está realizando levantamento de informações nos Encontros Territoriais da Cultura 2021, um ciclo de 27 reuniões online com representantes de municípios de todos os territórios de identidade da Bahia. Desde junho já foram realizados 13 Encontros, reunindo dirigentes municipais e conselheiros de cultura de 171 municípios baianos. Para mais informações sobre os próximos encontros, clique aqui.

Diretoria de Territorialização da Cultura (DTC) - Ligada à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), a DTC tem como objetivo efetivar a política de territorialização da cultura, por meio do acompanhamento sistemático das ações de fomento e pela consolidação da participação social através das Conferências, Fóruns e Redes consolidados. Neste sentido, colabora com os municípios baianos na implantação dos seus Sistemas Municipais de Cultura, englobando ações de estímulo à integração dos agentes culturais municipais dos 27 Territórios de Identidade.