Espaços Culturais

24/09/2021 16:20

Exposição de máscaras de Saubara chega ao Espaço Cultural Alagados

p

Depois de passar pelo no Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana, a exposição “Máscaras de Papietagem” chega ao Espaço Cultural Alagados, em Salvador, onde ficará aberta a visitação de 28 de setembro a 08 de outubro. A exposição reúne uma mostra do trabalho de cinco artistas do Ponto de Cultura Coletivo Sambadores e Sambadeiras de Saubara, que preservam a história e tradição das máscaras de papel machê no Recôncavo Baiano. A entrada é gratuita e, para ter acesso, o público deve seguir as orientações dos protocolos de segurança sanitária.

Nos domingos do mês de julho, dezenas de mascarados ganham as ruas da cidade de Saubara, que vira um palco a céu aberto onde pessoas comuns se disfarçam para brincarem e dançarem. Feitas de papel machê, as máscaras costumam ter aparência fantasmagórica, monstruosas, com grandes dentes e chifres, assustando as crianças que saem a correr gritando a plenos pulmões "olhe o sol, olhe a lua olhe, o diabo na rua!".

A exposição “Máscaras de Papietagem” reúne peças produzidas por cinco artistas e mestres fazedores de máscaras de Saubara: Mauro Passos Chagas, Fabrício Mesquita Alves, Marcos Barbosa dos Santos, Jonas Vieira e Eduardo Xavier (In memoriam). Produzidas manualmente, as máscaras são feitas de barro, papelão e goma de farinha de mandioca, além claro das tintas e adereços. Subversiva que é desde o seu surgimento, a tradição apregoa que “quanto mais feia, mais bela é a máscara”.

Além de valorizar e preservar uma tradição de mais de 150 anos, a exposição também representa uma resistência frente ao uso das máscaras de borrachas produzidas pela indústria.

Protocolos de segurança - Para ter acesso ao foyer dos Espaços Culturais, onde será realizada a exposição, o público precisa respeitar os protocolos de segurança adotados, que inclui uso de máscara, álcool gel, medição de temperatura, e distanciamento entre as pessoas nas dependências internas do espaço. Além disso, conforme estudo de ocupação dos espaços realizado pela Diretoria de Espaços Culturais a fim de evitar aglomeração, só podem entrar grupos de até 10 pessoas por vez no Espaço Cultural Alagados.

Parceria institucional – A exposição é uma realização conjunta da Diretoria de Cidadania Cultural (DCC) e da Diretoria de Espaços Culturais (DEC), ambas ligadas à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). A primeira é responsável pela gestão da rede de Pontos de Cultura da Bahia, que reúne 675 associações e grupos culturais, e a segunda gere os 17 Espaços Culturais da Secult em toda a Bahia, localizados em 12 territórios de identidade da Bahia.

A exposição tem ainda o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Saubara, que dará suporte logístico para o transporte das peças expostas e dos artistas.

Exposição “Máscaras de Papietagem”

Artistas do Ponto de Cultura Coletivo Sambadores e Sambadeiras de Saubara

Dia e horário: 28 de setembro a 08 de outubro (segunda a sábado) – 9h às 17h