Espaços Culturais

16/11/2021 12:20

Novembro Negro Solar leva exposição “Máscaras de Orixás” ao Engenho Velho de Brotas


x

Para celebrar o mês da Consciência Negra, o Cine Teatro Solar Boa Vista apresenta o Novembro Negro Solar, evento que este ano exalta o orgulho de ser negro através da religiosidade e da ancestralidade. Os deuses do panteão africano são os protagonistas da programação, que terá a exposição “Máscaras de Orixás”, aberta ao público no dia 16 de novembro, às 18h, com entrada gratuita. A visitação acontecerá até o dia 30 de novembro, das 9h às 17h, e para ter acesso, o público deve respeitar os protocolos sanitários adotados.

A exposição “Máscaras de Orixás” é composta por 15 máscaras que destacam a ancestralidade do povo negro, numa coleção rica de representatividade e que faz um resgate religioso e identitário. Além de 14 máscaras dedicadas a divindades cultuadas pelo Candomblé – os orixás Exu, Ogum, Oxossí, Ossayin, Omolu, Oxumarê, Xangô, Yansã, Logum Edé, Oxum, Yemanjá, Ibeji, Nanã e Oxalá -, há uma que simboliza ainda a figura do Yawó, ou seja, o filho de santo, aquele que já passou pelo ritual de iniciação. As máscaras são feitas manualmente pelo artista Robson Maciel, que utiliza materiais como palha, argila, folhas, cabaças, búzios, dentre outros.

O mês de novembro é dedicado à resistência e orgulho negros em virtude de o dia 20 de novembro ter sido instituído como o Dia Nacional da Consciência Negra, em alusão ao líder negro Zumbi dos Palmares, que morreu nesta mesma data, no ano de 1695.

Protocolos de segurança: Em atenção aos decretos vigentes, os Espaços Culturais da SecultBA passam a exigir comprovação vacinal (duas doses ou dose única) a artistas, equipe técnica e público, mediante apresentação do cartão de vacinação ou do Certificado COVID obtido através do aplicativo "CONECT SUS” do Ministério da Saúde. Além disso, o decreto determina ainda que os Espaços Culturais devem obedecer a limitação de 50% de sua capacidade, e que deve ser garantido o distanciamento mínimo de um metro entre os visitantes. Os demais cuidados como o uso de máscaras, medição de temperatura e higienização das mãos com álcool gel também continuam sendo obrigatórios.

Espaços Culturais da SecultBA - A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador - Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados - e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista.

 

SERVIÇO: NOVEMBRO NEGRO SOLAR

 

O quê: Abertura da Exposição Máscaras de Orixás

Quando: 16/11 – 18h

Visitação: 17 a 30/11 – 9h às 17h

Quanto: Gratuito

Onde: Foyer do Cine Teatro Solar Boa Vista

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.