LAB

22/11/2021 11:30

#LeiAldirBlanc - Gabinete Português de Leitura promove a live "Cristãos-novos na Bahia: 200 anos sem Inquisição"

Card

As atividades do Tribunal do Santo Ofício, sediado em Lisboa e com atividades nas colônias portuguesas serão tema da palestra “Cristãos-novos na Bahia: 200 anos sem Inquisição”, promovida pelo Gabinete Português de Leitura no próximo dia 23, às 18 horas, em transmissão pelo canal do YouTube do Gabinete.

Suzana Severs, doutora em História Social pela Universidade de São Paulo e mestre em Língua hebraica, literatura e cultura judaicas também pela USP, vai dividir a apresentação com a professora Elaine Santos, integrante do Grupo de Pesquisa História da América Portuguesa, com foco na história dos cristãos-novos.

A Inquisição foi estabelecida no Brasil Colônia em 1536 e só abolida em 1821, em meio à chama Revolução Liberal do Porto e às vésperas da Independência do Brasil. Suzana vai abordar o período colonial e os últimos dia da Inquisição, enquanto Elaine concentrará a exposição dos descendentes dos cristãos novos na Bahia, muitos reunidos no Sudoeste do Estado.

A iniciativa integra a programação do projeto “Gabinete Português de Leitura: a cultura portuguesa viva na Bahia”, contemplado pelo Prêmio Cultura Viva Bahia 2020, com apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


Serviço


Gabinete Português de Leitura: Live Cristãos-novos na Bahia: 200 anos sem Inquisição

Quando: 23 de novembro, 18h
Onde: Canal do Youtube do Gabinete Português de Leitura
www.gplsalvador.org

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.