Cultura

24/11/2021 11:00

#Fazcultura - Virada Sustentável retorna para Salvador com debate sobre mudanças de hábitos para construção de um futuro mais sustentável

a

A Virada Sustentável Salvador, maior festival sobre cultura e sustentabilidade na América Latina e um dos maiores do mundo, retornará à capital baiana entre 15 e 19 de dezembro (quarta a domingo). Após um ano suspenso, por conta da pandemia, o evento será realizado em um novo formato, com atividades presenciais e online. Com o tema "A mudança que o mundo precisa é cultural", o projeto tem patrocínio da Braskem e do Governo da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura. 

 

Durante os cinco dias da Virada, serão realizadas 20 atividades, em uma programação diversa e gratuita, envolvendo manifestações teatrais, de dança, circo, literatura, diálogos e intervenções urbanas. As apresentações vão propor discussões sobre temas essenciais para o futuro, envolvendo questões sobre a mudança climática e sua relação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030). "A arte e a cultura são importantes ferramentas na construção de novas práticas que garantam um futuro mais sustentável, o que é cada vez mais urgente", pontuou Mariana Amaral, idealizadora da Virada Sustentável Salvador. 

 

Patrocinadora do evento, a Braskem propõe uma reflexão sobre economia circular. "Buscamos atuar como agentes de transformação, fomentando a conscientização das pessoas sobre como mudanças de hábitos simples são fundamentais para construirmos um futuro mais sustentável. Por isso, incentivamos ações educativas que promovam o consumo consciente e descarte adequado dos resíduos", afirma Ana Laura Sivieri, Diretora de Marketing e Comunicação da Braskem. 

 

O impacto das mudanças climáticas nas diferentes esferas da sociedade serádiscutido durante diálogos formativos, que terão a participação de escritores, ativistas, pesquisadores e formadores de opinião em cultura e sustentabilidade. Esses momentos terão a presença do público, mas também serão transmitidos no canal do festival no YouTube (www.youtube.com/viradasustentavel). 

 

O festival tambémterá programação no Palacete das Artes e nas ruas do Comércio, centro antigo de Salvador. Espaços públicos receberão intervenções urbanas, como uma provocação para a população refletir sobre aquecimento global, consumo consciente e preservação ambiental. Por meio da arte, a Virada Sustentável propõe a adoção de soluções sustentáveis em temas presentes no cotidiano das cidades.


FAZCULTURA  Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.