Cultura

25/11/2021 11:50

Sinfônica da Bahia traz live OSBA Talks sobre a obra musical e literária “Dom Quixote”

s

Buscando sempre um diálogo da música com outras expressões artísticas, a Orquestra  Sinfônica da Bahia realiza no mês de novembro, em mais uma parceria com a Academia de Letras da Bahia (ALB) a live OSBA Talks para falar sobre a relação entre as obras sinfônicas inspiradas na literatura. No dia 30 de novembro, às 19h, no canal da OSBA no Youtube ( https://bit.ly/osbatalksdomquixote) o maestro OSBA, Carlos Prazeres, recebe o professor, pesquisador, sociólogo, jornalista baiano Muniz Sodré, que além de integrante da ALB é um dos maiores pensadores do campo da comunicação no Brasil, para conversar sobre a obra literária Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, e o poema sinfônico do compositor Richard Strauss, inspirado no livro. 



MÚSICA E LITERATURA: foi com o gênero musical do poema sinfônico que o compositor alemão Richard Strauss (1864-1949) ganhou renome internacional. Os poemas sinfônicos, considerados uma das expressões mais genuínas do romantismo na música de concerto, são sempre baseados em um enredo literário, trazendo um fundamento narrativo para além de meras “descrições” musicais.  Strauss escreveu poemas sinfônicos baseados em Macbeth, peça de Shakespeare, Dom Juan, de Tirso de Molina, e a que a OSBA vai debate na próxima live OSBA Talks, a emblemática novela espanhola Dom Quixote (1605), obra que narra as peripécias de Dom Quixote, um fidalgo castelhano que perdeu a razão por ler muitos romances de cavalaria e pretende imitar seus heróis preferidos.



Strauss escreveu seu poema sinfônico Dom Quixote em 1897, em um processo de composição que se constitui de dez variações sobre um mesmo tema, seguido de um finale. No poema, o Cavaleiro da Triste Figura, o protagonista da obra literária, é representado no poema sinfônico pelo solo de violoncelo. É sobre essa relação histórica, mas também de inspiração e influência da literatura na música de concerto, que conversam Carlos Prazeres e Muniz Sodré, com o primeiro tratando especificamente da parte musical e o convidado, falando sobre a obra literária. 



A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).                                                                                                                                                                                




SERVIÇO

 

 30/NOV – LIVE OSBATALKS

Transmissão no canal da OSBA no Youtube (https://bit.ly/osbatalksdomquixote

Horário: 19h

Participantes: Carlos Prazeres e Muniz Sodré

Tema: Dom Quixote (Miguel de Cervantes e Richard Strauss)

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.