Artes

30/11/2021 14:30

Sistema de cadastro de Bibliotecas busca mapear, elaborar planos de capacitação e assistência técnica

gesb


Com o objetivo de atualizar os dados sobre as bibliotecas municipais e comunitárias do estado da Bahia, a Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa), através do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP), desenvolveu uma ferramenta online com a finalidade de mapear e divulgar estes espaços.

 

O cadastro de bibliotecas visa também possibilitar uma elaboração de planos e políticas públicas e tem como finalidade apresentar informações institucionais sobre esses equipamentos culturais. O cadastro possibilita o acesso a capacitação de colaboradores da biblioteca, a doação de acervo e a assistência técnica para dinamizar o funcionamento das unidades.

 

Para a gerente estadual do sistema de bibliotecas, Tamires Neves, o instrumento propicia o desenvolvimento técnico e cultural das bibliotecas, “pois através dos dados coletados é possível estabelecer um atendimento personalizado para atender as demandas de cada unidade, impulsionando suas ações, no que se refere, ao acesso à informação e ao lazer para a comunidade, reforçando o papel social desses equipamentos”.

 

A atualização do cadastro é realizada pela Gerência Estadual de Bibliotecas (GESB), através de informações registradas no formulário de cadastro, disponível no site: http://cadastrobp.fpc.ba.gov.br/. A pessoa responsável pelo preenchimento do formulário e consequentemente pela atualização dos dados, sempre que necessário, deve responder pela gestão da Biblioteca. 

 

Em caso de dúvidas entre em contato com a GESB, através dos contatos: (71) 3116-6841 ou através do e-mail: gesb.fpc@fpc.ba.gov.br.

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