Fazcultura

10/01/2022 15:30

#Fazcultura – Segunda edição do festival Jazz no Castelo homenageia maestro Letieres Leite

d


Em homenagem ao maestro baiano Letieres Leite, que nos deixou em outubro do ano passado, o histórico e tombado Castelo Garcia D’Ávila, um símbolo importante do início da colonização e povoamento do Brasil, em Praia do Forte (Mata de São João), lança a segunda edição do festival Jazz no Castelo

 

Durante quatro semanas, de 12 de janeiro a 04 de fevereiro, sempre às quartas, quintas e sextas, das 17h às 22h, o espaço recebe 12 atrações, entre baianos, como Adelmo Casé, e artistas de outros estados, como a brasiliense Ellen Oléria, em um palco montado num pátio bem ao lado das ruínas do castelo. 


B


Com coordenação geral de Geisy Fiedra, presidente do Conselho Curador da Fundação Garcia d’Ávila, o festival quer ofertar aos nativos, turistas e visitantes, diferentes estilos musicais, como jazz, blues e soul, além dos ritmos populares que fazem parte da rica identidade cultural do baiano. Tudo isso em um espaço artístico e de entretenimento que tem, cada vez mais, se firmado como um dos mais pulsantes e importantes da Bahia. 

 

“Estamos muito felizes e otimistas com a realização desse festival. Vão ser muitas atrações legais. Isso nos ajuda a consolidar a nossa fundação e o castelo como um centro cultural que, além do museu e do video mapping, oferece também um festival de jazz”, relata, entusiasmada, Fiedra. 

 

Já a curadoria do festival ficou por conta do músico Ivan Huol e da produtora Cacilda Póvoas, que montaram uma grade de artistas baseada na mistura de linguagens musicais que passa por diversos ritmos e que vai também do jazz tradicional ao moderno. 

 

“Construímos a curadoria com um pouco de jazz, blues, soul, funk, um clima mais de música negra e do jazz cantado, e com a música brasileira dialogando com o estilo do jazz, que é universal”, conta Póvoas. 

 

O projeto é uma realização da Fundação Garcia D'ávila com patrocínio do Hiperideal e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura. 

 

Time de peso - Quem abre o Jazz no Castelo na quarta-feira, dia 12, é o Rumpilezzinho, um projeto social criado por Letieres Leite com o propósito de ensinar música popular brasileira para jovens entre 15 e 25 anos através de conceitos fundamentais da música de matriz afro-baiana

 

Na primeira semana, além do Rumpilezzinho, o festival recebe, no dia 13, o grupo baiano Pradarrum, capitaneado pelo percussionista Gabi Guedes e que funde ritmos ancestrais das nações Ketu, Gêge e Angola, como Ilú, Ijexá, Alujá, Kabila, com o jazz. E na sexta, 14, tem a banda Geleia Solar, composta por vários músicos de peso, entre eles o baterista Ivan Huol. 

 

Sempre com três shows por semana, o festival vai começar com a apresentação de um DJ, seguido por exibições de vídeo mappings nas ruínas do castelo e, por fim, o show do artista do dia. Uma área gourmet com comidas e bebidas da região (não incluídas no preço do ingresso) vai estar à disposição do público. 

 

Como a pandemia, apesar de estar arrefecida na Bahia, ainda não se dissipou, a máscara e o cartão de vacinação serão obrigatórios para quem for ao evento. Mais informações no Instagram @castelogarciadavila e no fgd.org.br

 

Sobre FAZCULTURA – Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.  

 

 

Programação completa: 

12.01 - Rumpilezzinho 

13.01 - Pradarrum 

14.01 - Geleia Solar e convidado 

19.01 - Eric Assmar e Kika d’Matta 

20.01 - Sonora Amaralina 

21.01 - Geleia Solar e Carol Panesi 

26.01 - Mestrinho 

27.01 - Ana Karina 

28.01 - Geleia solar e Josiel Konrad 

02.02 - Ellen Oléria 

03.02 - Adelmo Casé 

04.02 - Angela Velloso 

  

 

Jazz no Castelo 

Quando: 12 de janeiro a 04 de fevereiro 2022 

Onde: Castelo Garcia D´Ávila – Praia do Forte 

Horário: 17h às 22h 

Valor: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia) / (vendas pelo Sympla)

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.