Fundo de Cultura

13/01/2022 09:30

#FCBA - Terno de Reis de Dona Totinha realiza projeto de circulação e formação

c


O Governo do Estado da Bahia apresenta o projeto “CIRCULAÇÃO, FORMAÇÃO E FESTEJO - TERNO DE REIS DA UNIÃO – 59 ANOS”, que promoverá a circulação doTerno de Reis de Dona Totinha, por três cidades do interior da Bahia entre 18 e 20 de janeiro: Nova Canaã, Potiraguá e Itarantim. 

 

No dia 18 de janeiro (terça-feira) a apresentação do Terno de Reis acontecerá no município de Nova Canaã-BA, no dia 19 de janeiro (quarta-feira) o grupo estará na cidade de Potiraguá- BA, e no dia 20 de janeiro (quinta-feira) acontecerá a Festa de São Sebastião, na residência de Dona Totinha, em Itarantim. 

 

O grupo também vai promover durante 02 meses uma OFICINA DE REISADO, para 25 crianças, adolescentes e jovens da comunidade de Itarantim, tendo a finalidade de promover a preservação da cultura local e regional. 

 

O projeto promoverá a valorização, intercâmbio, resgate, preservação da memória, difusão e manutenção do reisado. 

 

Este projeto foi contemplado no Edital Setorial de Culturas Populares 2019 – Versão Padrão 19/2019 e conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. 

 

História do Reio de Dona Totinha – O Terno de Reis de Dona Totinha é uma iniciativa que vem passando de geração em geração. Dona Totinha desde criança já acompanhava os passos de seus pais na circulação do Terno de Reis. Com a morte de seus patriarcas (Joaquim Chaves e Senhoria Pereira) ela assumiu a coordenação do terno de reis com a idade de 27 anos, com o compromisso de manter viva esta tradição e neste ano completa 59 anos de muita luta, perseverança, amor e religiosidade. 

 

Fundo de Cultura da Bahia (FCBA) - Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura em articulação com as Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, geralmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. Modelo de referência para outros estados da federação, o FCBA está estruturado em quatro linhas de apoio: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Cultural; Fomento Setorial.



SERVIÇO



PROJETO "CIRCULAÇÃO, FORMAÇÃO E FESTEJO - TERNO DE REIS DA UNIÃO – 59 ANOS"

Apresentação do Terno de Reis da União em Nova Canaã
Quando: 18 de janeiro de 2022, 19h
Local: Praça Lomanto Júnior, Nova Canaã - BA

Apresentação do Terno de Reis da União em Potiraguá
Quando: 19 de janeiro de 2022, 19h
Local: Centro de Cultura Maria Azevedo e Praça da Bandeira, Potiraguá - BA

Festa de São Sebastião
Quando: 20 de janeiro de 2022
Local: Casa de Dona Totinha do Terno de Reis da União, Itarantim - BA

Oficina de Reisado para crianças e adolescentes
Quando: Fevereiro e março de 2022
Onde: Itarantim - BA

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.