Infocultura

Revista de estudos econômicos na área de cultura publicada pela Superintendência de Promoção Cultural da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-BA).
 


Arquivo PDF – Infocultura 07


Infocultura nº6 – Carnaval 2010 – Comportamento dos Residentes de Salvador na Festa e suas Práticas Culturais. 
Esta edição do INFOCULTURA traz informações sobre os dados anteriormente observados e acrescenta elementos relativos às práticas culturais exercidas durante o Carnaval 2010 pelos moradores da capital, independentemente de sua opção: brincar, trabalhar, viajar ou ficar na cidade mas não comparecer à festa. A necessidade de se pesquisar as práticas culturais decorreu da informação consecutivamente ratificada de que a maioria dos moradores de Salvador não participa presencialmente do Carnaval: 79,1% (2008), 77,0% (2009) e 77,9% (2010). Então, decidiu-se averiguar o que faziam não apenas estes, mas todos os residentes em Salvador durante a festa. Levantou-se a hipótese, confirmada posteriormente, de que a maioria despendia boa parte de seu tempo conectada aos meios eletroeletrônicos, particularmente à televisão. Esta percepção conduziu a uma investigação mais aprofundada sobre as alternativas dos telespectadores durante os festejos. Este é um dos diferenciais da pesquisa Suplemento do Carnaval 2010.


Infocultura – Economia do Audiovisual na Bahia e no Brasil: estudos e reflexões
Esta edição especial do Infocultura traz reflexões e pesquisas de especialistas, gestores e agentes produtivos do setor audiovisual. São artigos diversos que revelam aspectos da dinâmica produtiva do audiovsiual em diversos campos, como produção, difusão, acesso, regulação e financiamento. Nesta edição, destacamos a pesquisa inédita Diagnóstico do Audiovisual na Bahia, do economista Paulo Miguez, que fez este estudo para o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb).
Arquivo PDF – Infocultura 05

Infocultura – Comportamento dos Residentes em Salvador no Carnaval 2009
Pesquisa Comportamento dos Residentes em Salvador no Carnaval, desenvolvida pela Secretaria da Cultura (Secult) em parceria com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan). O Boletim é um suplemento da Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Salvador (PED/RMS).
Arquivo PDF – Infocultura 04

Infocultura – Carnaval de Salvador: Perfil das entidades e participação dos metropolitanos
Revista de estudos econômicos na área de cultura publicada pela Superintendência de Promoção Cultural da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-BA), traça um diagnóstico inédito do Carnaval de Salvador e apresenta dados reveladores sobre o perfil das entidades carnavalescas e a participação dos moradores da Região Metropolitana de Salvador na festa que em 2008 movimentou cerca de R$ 500 milhões na economia da cidade.
Arquivo PDF – Infocultura 03

Infocultura 2 – Centro Antigo de Salvador: uma região em debate 
Estudo que visa contribuir com a discussão e planejamento de ações a serem implantadas no centro tradicional em função da parceria firmada entre Poder Público, iniciativa privada e organismos da sociedade civil; com o intuito de imprimir dinamismo e sustentabilidade a este território.
Arquivo PDF – Infocultura 02

Infocultura nº1 – Carnaval 2007: Uma Festa de Meio Bilhão de Reais
Resultado de um esforço conjunto de diversas instituições da gestão pública para sistematizar informações e produzir análises sobre o Carnaval de Salvador, esta publicação visa orientar o planejamento e a execução de políticas públicas para a continuidade desta importante manifestação da sociedade soteropolitana. O propósito é de se construir um Sistema de Informação sobre este importante evento que permita a aferição anual, mais precisa e em tempo hábil, dos impactos do evento sobre a economia do município, contribuindo para um planejamento mais eficiente das ações do Poder Público. O objetivo maior: preservar a diversidade e o bem comum, para aumentar os benefícios financeiros e imateriais da festa.
Arquivo PDF – Infocultura 01

Recomendar esta página via e-mail: