Cultura

17/05/2019 22:10

SecultBA e UFRB celebram acordo durante programação do Bembé do Mercado

a
Foto: Lucas Rosário

No início da noite desta sexta-feira (17), a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) assinaram um protocolo de intenções que formaliza uma relação de cooperação e trabalho. A cerimônia aconteceu em meio as comemorações do tradicional Bembé do Mercado, durante a Missa Afro, celebrada na Igreja do Museu do Recolhimento dos Humildes, no município de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo da Bahia.  A parceria foi firmada com a presença da Secretária da Cultura do Estado da Bahia, Arany Santana, e do Reitor da UFRB, o professor Silvio Soglia. A comitiva também foi formada pelo Diretor do Centro de Cultura Populares e Identitárias (CCPI), André Reis, e o Diretor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da UFRB (CECULT), Danilo Barata.

O estreitamento entre as duas instituições fortalece uma união já existente entre a SecultBA e o universo acadêmico. A priori, serão desenvolvidas ações como o mapeamento e a pesquisa de manifestações culturais de Santo Amaro da Purificação e do Recôncavo Baiano. Esse projeto, por exemplo, envolve o corpo técnico da SecultBA e os professores, pesquisadores e estudantes da UFRB.

A secretária Arany Santana falou da missão da Universidade Pública de promover a democratização do conhecimento e da livre expressão do pensamento. “A educação e a cultura são fatores primordiais para o desenvolvimento de uma sociedade que precisa combater com empenho as desigualdades", ressaltou a gestora.

O acordo vai proporcionar uma maior integração entre a comunidade acadêmica da UFRB e os espaços e instituições culturais da região. O Teatro Dona Canô, por exemplo, é um forte espaço de intercâmbio. De acordo com o professor Danilo Barata, "o equipamento vai servir de laboratório e fortalecer a experiência prática dos alunos do campus, que conta com cursos como o superior tecnológico em Artes e Espetáculos, Produção Musical, Política e Gestão Cultural e, também, das Licenciaturas Interdisciplinares em Artes e em Música Popular Brasileira".

Para o Reitor Silvio Soglia, "a parceria com a SecultBA vai além da missão da Universidade de formar pessoas e permite que a academia ocupe de forma mais efetiva e permanente os espaços culturais de Santo Amaro, atraindo mais turistas e fomentando a economia".
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.