Fundo de Cultura

12/07/2019 16:10

XXVIII Cantoria de São Gabriel começa nesta sexta (12)

g
Filarmônica 25 de Fevereiro / Foto: Divulgação

O município de São Gabriel, no centro norte baiano, recebe a partir de hoje (12) até o próximo domingo (14), uma série de apresentações culturais, como shows e espetáculos de teatro. As atividades fazem parte da programação da XXVIII Cantoria de São Gabriel, evento calendarizado apoiado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), na linha de fomento do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

A cantoria é realizada há quase 30 anos pela Fundação Culturarte, em espaços públicos abertos da cidade. O objetivo é a difusão da Música Popular Brasileira, da música de raiz, de grupos da cultura popular e de outras expressões artístico-culturais, promovendo a valorização da cultural regional e o intercâmbio com representantes de outros territórios da Bahia e do Brasil.

Eventos Calendarizados - A linha de apoio plurianual a eventos culturais calendarizados tem como objetivo incentivar a realização de projetos e atividades culturais periodicamente promovidos na Bahia, com vistas à formação de um calendário que contemple os diversos segmentos da cultura e as diferentes regiões do estado.

O intuito é consolidar a presença baiana nos circuitos culturais nacionais e internacionais; promover o intercâmbio cultural; estimular a difusão de experiências, expressões e manifestações no campo cultural; e dinamizar a economia criativa, em especial o segmento relacionado à promoção de acontecimentos de interesse cultural.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) - Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada.

O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Cultural e Editais Setoriais.


Serviço

XXVIII Cantoria São Gabriel
Data: 12 a 14 de julho 2019
Local: Praça Pedro Gama

12 de julho (Sexta-feira)
19h45 – Filarmônica 25 de Fevereiro
20h45 – Yan Paiva
21h45 – Carlinhos Veloz & Banda
23h15 – Welton Gabriel & Banda
00h30 - Cleber Eduão & Banda Afluente

13 de julho (Sábado)
19h30 – Peça Teatral Canudos
20h45 – Abertura Oficial
21h30 – Geovana & Banda
22h30 – Consuelo de Paula e Carlinhos Ferreira
23h30 – Raimundo Sodré & Banda
01h – Forró Nego do Acordeon

14 de julho (Domingo)
14h – Cortejo Cênico: Um encontro dos grupos da Cultura Popular
19h30 – Reginaldo Manso e Coral Querubins de São Gabriel
20h30 – Mateus Zingue & Banda
21h30 – Ana Barroso & Banda
22h30 – Viola de Minas (Pereira da Viola, Wilson Dias e Chico Lobo)
00h – Claudinho do Acordeon
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.