Patrimônio

03/12/2019 16:30

Museu de Arte da Bahia abre exposição da fotógrafa Rose Nascimento


O Museu de Arte da Bahia inaugura nesta quinta-feira (05), às 16h, a exposição “De Corpo Presente”, que ocupará a sala de exposições Voltaire Fraga até 05 de janeiro de 2020. A mostra da fotógrafa Rose Nascimento apresenta ao público através de registros feitos por ela a invisibilidade e o papel figurativo da mulher na hierarquia católica, levantando questões para entender porque a domesticidade feminina se consolida até hoje dentro da instituição. Entrada gratuita.

 

Atuando desde 2015 como fotógrafa profissional, Rose Nascimento já realizou mais de 09 exposições fotográficas individuais no cenário nacional, e três dos seus trabalhos foram expostos internacionalmente. Algumas de suas fotografias estão publicadas nos seguintes livros:  “A Cidade da Bahia e a Eletricidade” 2018 [Editora Caramurê]. URBS Brasil 2017 – “Cidades em Tons de Cinza” [Editora VIVARA].

 

A fotografia se fez presente em sua vida somente em 2011, como hobby. Em 2014 encarou a possibilidade de se profissionalizar na área, concluindo então o Curso Livre de Fotografia do LAB-FOTO | FACOM/UFBA. Seu objetivo com esta formação foi agregar conhecimentos técnicos à sua percepção fotográfica. Desde então, experimenta e utiliza a fotografia performática como fonte de inspiração nos seus processos criativos. Seu objetivo com esses experimentos é dialogar e potencializar ambas linguagens artísticas.

 

Museu de Arte da Bahia - O Museu de Arte da Bahia integra os espaços administrados pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).  É o mais antigo museu do Estado, criado em 1918 no prédio anexo ao Arquivo Público e transferido em 1982 para sua atual sede, no Corredor da Vitória. O seu acervo é constituído por 13.686 peças adquiridas ao longo do tempo, através da compra pelo Estado da Bahia de obras de grandes coleções particulares. 

 

Serviço

 

Exposição fotográfica “De Corpo Presente”

Artista: Rose Nascimento

Local: Sala de exposições Voltaire Fraga - Museu de Arte da Bahia, Corredor da Vitória

Abertura: 05 de dezembro de 2019, às 16h

Permanência: até 05 de janeiro de 2020

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.