Artes

14/01/2020 17:50

Exposição reúne gravuras feitas com peixes através de antiga técnica japonesa

a
Foto:Divulgação

O artista Felipe Caires usa a arte para refletir sobre ecologia em sua exposição Alma de Peixe, que reúne mostra de Gyotakus criados na Ilha de Itaparica e gravuras feitas a partir de lixo recolhido na Baía de Todos os Santos. A exposição está aberta ao público desde o dia 10 de janeiro, e poderá ser visitada até 1º de fevereiro, no Espaço Xisto Bahia, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. A entrada é gratuita.

O Gyotaku é uma antiga técnica japonesa que retira a gravura diretamente do peixe, prática que surgiu como forma de comprovar a quantidade e o tamanho dos peixes pescados em campeonatos de pesca. A exposição reúne ainda peças criadas com técnica moderna de serigrafia.

Felipe Caires - Natural de Salvador, o artista é graduado em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), e já fez diversas exposições coletivas e individuais em Salvador, incluindo o Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM; cidades do interior do estado como Alagoinhas e São Felix (Bienal do Recôncavo); outras capitais brasileiras, como Belo Horizonte (MG); e também em outros países, como em Bogotá, na Colômbia, onde fez residências artísticas e trabalhou com mediação cultural.

Desde a infância, Felipe desenvolveu um olhar crítico sobre as modernidades da infra-estrutura imposta à cidade. Seus primeiros desenhos retratavam o longo processo de desmatamento de maneira desordenada em Salvador, que ele acompanhou por anos durante a adolescência. Desde então, buscou nas relações entre homens e natureza suas primeiras inspirações.

Espaços Culturais da SecultBA - A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador - Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados - e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista.

Serviço

Exposição ALMA DE PEIXE, de Felipe Caires
Quando: 10 de janeiro a 01 de fevereiro (segunda a sexta-feira), de 9 às 19h
Onde: Espaço Xisto Bahia - Rua General Labatut, Barris
Quanto: Entrada gratuita
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.