Artes

15/01/2020 13:00

MAB inaugura exposição imersiva “PROTO_”

a
Foto:Divulgação


O Museu de Arte da Bahia inaugura na próxima sexta-feira, 17 de janeiro, às 13h, a exposição  "PROTO_" do Artista, do pesquisador em Linguagens Visuais Contemporâneas, Raoni Gondim. A mostra é composta de uma instalação feita por luz, som e objetos e ocupará a sala Voltaire Fraga até 09 de fevereiro, com visitação gratuita.

A mostra é o resultado da pesquisa de doutorado de Raoni, em andamento pelo PPGAV/UFBA, cujo enfoque na Arte e Natureza resulta uma materialidade híbrida e elementar. Segundo Raoni "o processo de criação é composto inicialmente por pesquisas de campo [caminhadas] que visam a experiência imersiva e contemplativa das estruturas e mecanismos que constroem a paisagem".

"PROTO_" apresenta um espaço de reflexão a partir da experiência da paisagem, em seus aspectos físicos e imaginários constituindo um campo que estrutura e organiza o espaço habitado permeado pela experiência, pela imagem e pela representação.

O artista - Raoni Godim é natural de Goiânia, Goiás. Professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia - EBA/UFBA. Investiga, a partir de uma perspectiva ecossistêmica e transdisciplinar linguagens visuais contemporâneas e insurgentes. Formado em Fotografia; Especialista em Artes Visuais: Cultura e Criação; Mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia - PPGAV/UFBA. Publicou o livro-obra Pó.Boi.Pedra - Percografias; o livro Paisagens Sígnicas, 2ª edição, 2018, junto com a Profa. Dra Maria Celeste de Almeida Wanner. Participou de diversas exposições individuais, coletivas e curadorias.

Museu de Arte da Bahia - O Museu de Arte da Bahia integra os espaços administrados pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).  É o mais antigo museu do Estado, criado em 1918 no prédio anexo ao Arquivo Público e transferido em 1982 para sua atual sede, no Corredor da Vitória. O seu acervo é constituído por 13.686 peças adquiridas ao longo do tempo, através da compra pelo Estado da Bahia de obras de grandes coleções particulares.

Serviço

Exposição "PROTO_" de Raoni Gondim

Abertura: 17 de janeiro a partir das 14h
Visitação: 17 de janeiro a 09 de fevereiro de 2020. De terça a sexta, das 13h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h.
Onde: Museu de Arte da Bahia, Corredor da Vitória 2340

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.