Cultura

26/06/2020 13:41

Projeto de extensão da OSBA promove oficina para trombonistas

s


Em julho, Salvador completa o seu quarto mês de isolamento social em razão da pandemia da Covid-19. Ampliando sua programação especial para o este período da quarentena, a Orquestra Sinfônica da Bahia relança em formato virtual duas ações de extensão: Oficina de Prática Musical e o Cineclube. A primeira atividade é a Oficina de Trombone, aulas individuais direcionadas a trombonistas profissionais e amadores, ministrada por Hélio Góes e Michele Girardi, trombonistas da OSBA. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 6 de julho através do link: https://bit.ly/extensaotrombone. Serão selecionados até 15 músicos. A plataforma de videoconferência e as datas das aulas serão definidas diretamente com cada aluno selecionado. Já o Cineclube OSBA retorna em versão virtual com o filme Sonata de Outono  (1978), de Ingmar Bergman, com Live para debate no dia 15 de julho, às 19h, no Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia).

OFICINA DE TROMBONE:

os músicos interessados na Oficina de Trombone ministrada por Hélio Góes e Michele Girardi devem realizar sua inscrição online até o dia 06 de julho. A seleção de até 15 alunos será feita de acordo com o repertório a ser apresentado no vídeo e um mini currículo, informações obrigatórias no ato de inscrição. Terão prioridade de acesso às vagas residentes do interior da Bahia, tendo em vista que a atividade visa a realizar de forma virtual uma atividade que vem sendo feita presencialmente como parte das turnês da OSBA pelo interior do Estado. Desde 2017, a Sinfônica da Bahia já se apresentou em 09 cidades de 08 territórios de identidade, promovendo também ações de extensão voltadas para músicos locais.

CINECLUBE OSBA EM VERSÃO VIRTUAL:

com início em abril de 2019, o Cineclube OSBA é um projeto de extensão da Sinfônica da Bahia que nasce com o objetivo de explorar as conexões entre música e sétima arte. Com sessões mensais e sempre seguidas de um bate-papo entre um músico da OSBA e um pesquisador de cinema, em uma parceria com o Laboratório de Análise Fílmica (LAF) da Faculdade de Comunicação da UFBA. Neste mês de julho, estreando sua versão virtual, o  Cineclube OSBA indica um filme com antecedência nas redes sociais da orquestra (Facebook, Instagram, Twitter) com debate posterior em Live no Instagram da orquestra (@orquestrasinfonicadabahia). O filme escolhido é Sonata de Outono (1978), do sueco Ingmar Bergman, que trata do relacionamento de uma mãe, pianista bem sucedida, e sua filha emocionalmente fragilizada cuja trilha sonora é composta por músicas do pianista e compositor  F. Chopin (1810-1949). A OSBA recomenda o site Just Watch (www.justwatch.com/br) para que os interessados em assistir ao filme encontrem a melhor plataforma para acessar o conteúdo. A Live para comentar o filme acontece no dia 15, às 19h, comandada por Lucas Ravazzano, pesquisador do Laboratório de Análise Fílmica da FACOM/UFBA e Thomaz Rodrigues, chefe de naipe dos violoncelos da OSBA.

CAMERATAS DA OSBA: formada pelos grupos Opus Lumen, Quadro Solar, Quarteto Novo e Bahia Cordas, o projeto de extensão das  Cameratas da OSBA segue com suas ações na web para continuar levando música para instituições e centros culturais de Salvador. No dia 7 de julho, às 16h30, a Opus Lumen participa de Live da ação Terças Musicais, no perfil de Instagram do Museu Geológico da Bahia (@museugeologicodabahia). Dia 13 de julho será lançado o “Cartografia Afetiva”, vídeo-relato da Bahia Cordas relembrando apresentação realizada no Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil (NACCI). Já no dia 15, acontece a primeira exibição do “Café com as Cameratas #Drops”, com vídeo do Quarteto Novo interpretando a música “Odeon”, de Ernesto Nazareth. Os vídeos serão exibidos em dias subsequentes em cinco perfis de Instagram ao longo destes sete dias:  OSBA(@orquestrasinfonicadabahia), Teatro Castro Alves (@teatrocastroalvesoficial), Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil (@naccioficial),  Museu Carlos Costa Pinto (@museucostapinto) e Associação Atlética da Bahia (@aatleticadabahia).

Para além dos concertos, a OSBA mantém anualmente uma quantidade expressiva de ações de extensão, entre apresentações socioculturais, masterclasses, cursos, oficinas e palestras. Em 2019 foram mais de 260 atividades desta natureza com um público de mais de 14.500 pessoas. As ações de extensão são fundamentais
para expandir o raio de ação da orquestra e para aproximar a música de concerto dos mais distintos públicos, reforçando a responsabilidade social da Sinfônica da Bahia. Neste momento de isolamento social, as ações de extensão da Orquestras também ganharam as redes sociais, aumentando ainda mais seu raio de ação e alcance de público.

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).



CAMERATAS DA OSBA - ESPECIAL QUARENTENA



Cartografia Afetiva

Grupo: Bahia Cordas

Parceiro convidado: Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil (NACCI)

Exibições:


13/07 | segunda-feira
- Instagram da OSBA @orquestrasinfônicadabahia

 
14/07 | terça-feira

- Instagram do Teatro Castro Alves @teatrocastroalvesoficial

15/07 | quarta-feira
- Instagram do
Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil (NACCI) @naccioficial

16/07| quinta-feira

– Instagram do  Museu Carlos Costa Pinto @museucostapinto


– Instagram da Associação Atlética da Bahia @aatleticadabahia

Café com as Cameratas #drops


Grupo: Quarteto Novo

Música: “Odeon”, de Ernesto Nazareth.

15/07 |quarta-feira
- Instagram da OSBA @orquestrasinfônicadabahia

16/07 | quinta-feira

- Instagram do Teatro Castro Alves @teatrocastroalvesoficial

17/07| Sexta-feira
–  Instagram do Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil (NACCI) @naccioficial

18/07 | Sábado - Instagram do  Museu Carlos Costa Pinto @museucostapinto

– Instagram da Associação Atlética da Bahia @aatleticadabahia


CINECLUBE OSBA - Versão virtual


Filme “Sonata de Outono”, Ingmar Bergman

LIVE DEBATE com Lucas Ravazzano (LAF) e Thomaz Rodrigues (violoncelista da OSBA)

Data e hora:
15 de julho, às 19h

Local: 
Instagram da OSBA
@orquestrasinfonicadabahia
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.