* Jornal Agora - Itabuna - Bahia
No município de Valença, a Secretaria da Cultura promoveu ainda, através da Fundação Cultural do Estado (Funceb), o Workshop de Projetos Culturais. As oficinas tiveram o objetivo de capacitar artistas, produtores e agentes culturais para a elaboração de projetos. Uma das participantes, Maria Auxiliadora Camardelli, diretora do Colégio Estadual Adelaide de Souza do município de Nilo Peçanha, já começou a elaborar um projeto para criar uma filarmônica com alunos de 14 a 18 anos. "Foi muito bom porque pudemos tirar a dúvidas e exercitamos a elaboração deste projeto, que pretendemos enviar não apenas para a Secretaria da Cultura da Bahia, mas também para outros órgãos", conta.
O secretário estadual da Cultura, Márcio Meirelles, destaca que as ações fazem parte da estratégia da Secretaria de descentralização das políticas culturais no estado. "Queremos formar novos gestores que possam fomentar projetos em seus municípios e que essa cultura possa gerar renda e desenvolvimento para as comunidades", enfatizou.
A programação de julho do Plano de Desenvolvimento Territorial da Cultura incluiu ainda a Oficina de Educação Patrimonial, realizada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), de 17 a 19 de julho, no município de Ituberá. A oficina contou com aulas para a conservação de imagens e fotografias, além de palestras sobre salvaguarda, oralidade e memória. Ao final dos três dias, o grupo de 76 pessoas construiu uma proposta de educação patrimonial.
Vilma Hora dos Santos, que representou a Igreja Católica na oficina, já está integrando um grupo de 19 pessoas escolhidas durante o encontro para multiplicar os conhecimentos no município. "Gostei muito da proposta porque teremos a oportunidade de resgatar a cultura da nossa região. A Secretaria da Cultura já deu o primeiro passo. Agora é com a gente", disse, destacando que o grupo elegeu quatro propostas prioritárias: a reforma do Mercado Municipal, a conservação da Lagoa Santa, o resgate cultural do samba de roda e a preservação do manguezal. |